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<b>O porquê da etnomatemática na educação indígena</b><br><i>p.87-95
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Palavras-chave

Índios
Educação matemática
Etnomatemática

Como Citar

COSTA, W. N. G.; BORBA, M. de C. <b>O porquê da etnomatemática na educação indígena</b><br><i>p.87-95. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646741. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646741. Acesso em: 29 maio. 2023.

Resumo

O cotidiano de imprensa “mostra” que os índios brasileiros estão sendo explorados comercialmente e violentados culturalmente. Nós acreditamos em uma educação matemática que não perpetue esta violência cultural mas sim que respeite a visão de mundo, os valores, linguagem, sentimentos, ações e desejos deste povo, ou seja, acreditemos que numa escola indígena deve ser implementada uma proposta pedagógica baseada em etnomatemática. Para melhor colocarmos esta questão, discutimos neste artigo 3 pontos a saber: a) a necessidade do índio estudar matemática; b) a questão da discriminação que resultaria de um ensino de matemática que se distancia do tradicional; c) o significado do termo etnomatemática.

Palavras-chave
Índios; Educação matemática; Etnomatemática


Abstract

Brazilian Indians are commercially exploited and culturally violated, as exposed by the press. We believe in a mathematical education that doesn’t perpetuate thus cultural violence. Instead, it respects the world sight, values, language, feelings, actions and desires of these people. A pedagogical proposal based in ethnomathematics should be implemented at an Indian school. In order to better put thus question, we discuss why an Indian should study mathematics and, also, the meaning and role of etnomathematics.

Keywords
Indians; Mathematical education; Etnomathematics
https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646741
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