Banner Portal
Como adultos interpretam desenhos e calculam volumes de sólidos construídos por pequenos cubos
PDF

Palavras-chave

Dificuldades
Adultos
Interpretação
Desenho
Volume de Sólidos

Como Citar

KALEFF, Ana Maria; REI, Dulce Monteiro; GARCIA, Simone dos Santos. Como adultos interpretam desenhos e calculam volumes de sólidos construídos por pequenos cubos. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 135–152, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646745. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646745. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este relato contém a descrição de alguns resultados obtidos numa pesquisa mais abrangente realizada com estudantes do último ano do 2º grau, alunos universitários e professores de matemática, sobre a aquisição e a melhoria da habilidade da visualização geométrica. Aqui serão apresentados os dados relativos a questões que tratam da interpretação de desenhos que representam sólidos construídos por meio do empilhamento de cubos e do cálculo do volume destes sólidos a partir dos desenhos. Estas questões referem-se à possível diferença existente entre a quantidade de cubos com uma ou mais faces visíveis no desenho e o número de cubos a ser considerado na determinação do volume. Os resultados obtidos com os alunos secundários e calouros universitários são compatíveis com aqueles apresentados na literatura pesquisada. Além disso, as respostas dadas tanto pelos alunos como pelos universitários e professores de matemática indicam que eles, colocados perante situações semelhantes às apresentadas nos livros-texto das séries iniciais, provavelmente apresentarão dificuldades significativas na interpretação dos desenhos. Os resultados também levam a crer que universitários e profissionais desconheçam as convenções para determinação do volume, implícitas nos desenhos. Por outro lado, as respostas revelam que os profissionais apresentam deficiências relativas a diversos conceitos matemáticos elementares.
https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646745
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.