Resumo
Este artigo pretende contribuir para o debate na questão da docência como profissão, a partir da análise das percepções de Ana – jovem professora de Matemática, recém-diplomada – com relação a suas opções. Valores e saberes construídos durante sua formação. A discussão do relato de Ana nos permite abordar questões que levam a uma maior compreensão do tema da profissionalização: as características femininas da docência, o conhecimento específico do professor construído na transição da teoria para a prática, os valores morais e a consciência do oficio contribuindo na escalada para o status profissional. Nesse momento critico da educação brasileira, quando o fracasso do ensino-aprendizagem, em especial na matemática, levam à desvalorização e culpabilização dos professores dos cursos formadores, este trabalho se propõe também a lembra que, em muitas universidades do Brasil. Com novos currículos e projetos pedagógicos, estão-se diplomando pessoas com tendências diferenciadas em Educação matemática. Essas pessoas merecem uma oportunidade de mostrar o seu potencial para transformar a realidade um clima de confiança, respeito e dignidade profissional.Palavras-chave
Profissionalização Docente; Formação de Professores; Vidas de professores; Professor de Matemática; Educação Matemática
Abstract
Keywords
Professionalization in Education; Teacher Education; Life History; Mathematics Teacher; Mathematics’ Education
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