Banner Portal
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
PDF

Palavras-chave

Profissionalização na educação
Formação de professores
História de vida
Professor de matemática
Educação matemática

Como Citar

CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 7–23, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o debate na questão da docência como profissão, a partir da análise das percepções de Ana – jovem professora de Matemática, recém-diplomada – com relação a suas opções. Valores e saberes construídos durante sua formação. A discussão do relato de Ana nos permite abordar questões que levam a uma maior compreensão do tema da profissionalização: as características femininas da docência, o conhecimento específico do professor construído na transição da teoria para a prática, os valores morais e a consciência do oficio contribuindo na escalada para o status profissional. Nesse momento critico da educação brasileira, quando o fracasso do ensino-aprendizagem, em especial na matemática, levam à desvalorização e culpabilização dos professores dos cursos formadores, este trabalho se propõe também a lembra que, em muitas universidades do Brasil. Com novos currículos e projetos pedagógicos, estão-se diplomando pessoas com tendências diferenciadas em Educação matemática. Essas pessoas merecem uma oportunidade de mostrar o seu potencial para transformar a realidade um clima de confiança, respeito e dignidade profissional.
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646757
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.