Banner Portal
Da prática do matemático para a prática do professor: mudando o referencial da formação matemática do licenciando
PDF

Palavras-chave

Educação Matemática
Formação de Professores
Licenciatura em Matemática
Formação Matemática do Licenciando

Como Citar

SOARES, Eliana Farias e; FERREIRA, Maria Cristina Costa; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Da prática do matemático para a prática do professor: mudando o referencial da formação matemática do licenciando. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 25–36, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646758. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646758. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na visão dos autores, a formação especifica nos cursos de Licenciatura em matemática è realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na pratica do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste artigo, procura-se analisar os efeitos dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciados e também sobre a estrutura dos cursos de Licenciatura em Matemática. Propõe-se uma mudança de referencial, de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada á prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento meterrático a ser priorizado nas disciplinas especificas do curso. Desta forma, coloca-se á pesquisa em Educação Matemática. Na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática (articulada organicamente a uma abordagem conveniente) é relevante para a formação do licenciando?
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646758
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.