Resumo
Neste texto, abordamos a experiência do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com relação às disciplinas Matemática e Escola (I, II, II), introduzidas no currículo do curso (diurno) a partir de 1987. Descrevemos o processo de criação de tais disciplinas, inserindo-o num movimento mais amplo das licenciaturas no Brasil a partir da década de 80. Em seguida, focalizamos seus conteúdos e metodologias, relatando as atividades que têm sido desenvolvidas. Finalmente, procuramos avaliar o que representam as disciplinas Matemática e Escola para a formação de professores de Matemática, enfatizando a importância da integração do trabalho dos docentes ligadas aos conteúdos específicos (Departamento de Matemática) com o daqueles cuja atividade se relaciona aos conteúdos pedagógicos (Faculdade de Educação).Palavras-chave
Formação de professores de matemática; Integração entre conteúdos específicos e pedagógicos; Licenciatura em matemática
Abstract
Keywords
Pre-service mathematics teacher training; Integration of mathematical and pedagogical subjects; Prospective mathematics teacher
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