Banner Portal
<b>Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais</b><br><i>p.95-109
PDF

Como Citar

GOMES, M. L. M. <b>Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais</b><br><i>p.95-109. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646762. Acesso em: 5 jun. 2023.

Resumo

Neste texto, abordamos a experiência do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com relação às disciplinas Matemática e Escola (I, II, II), introduzidas no currículo do curso (diurno) a partir de 1987. Descrevemos o processo de criação de tais disciplinas, inserindo-o num movimento mais amplo das licenciaturas no Brasil a partir da década de 80. Em seguida, focalizamos seus conteúdos e metodologias, relatando as atividades que têm sido desenvolvidas. Finalmente, procuramos avaliar o que representam as disciplinas Matemática e Escola para a formação de professores de Matemática, enfatizando a importância da integração do trabalho dos docentes ligadas aos conteúdos específicos (Departamento de Matemática) com o daqueles cuja atividade se relaciona aos conteúdos pedagógicos (Faculdade de Educação).

Palavras-chave
Formação de professores de matemática; Integração entre conteúdos específicos e pedagógicos; Licenciatura em matemática


Abstract

This work is a report on “Mathematics and School”, a project in preservice Mathematics teacher training that has been taking place at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) since 1987. We describe the origins of the project, placing in it the context of a tendency which has been present I the training of teachers in Brazil since the nineteen-eighties. We also make a description of some activities that have been developed and finally we make an attempt to evaluate the role of “Mathematics and School” in Mathematics teacher training, emphasizing the importance of an integrated work of the Department of Mathematics with the Faculty of Education.

Keywords

Pre-service mathematics teacher training; Integration of mathematical and pedagogical subjects; Prospective mathematics teacher

https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646762
PDF

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.