<b>Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais</b><br><i>p.95-109
DOI:
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646762Resumo
Neste texto, abordamos a experiência do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com relação às disciplinas Matemática e Escola (I, II, II), introduzidas no currículo do curso (diurno) a partir de 1987. Descrevemos o processo de criação de tais disciplinas, inserindo-o num movimento mais amplo das licenciaturas no Brasil a partir da década de 80. Em seguida, focalizamos seus conteúdos e metodologias, relatando as atividades que têm sido desenvolvidas. Finalmente, procuramos avaliar o que representam as disciplinas Matemática e Escola para a formação de professores de Matemática, enfatizando a importância da integração do trabalho dos docentes ligadas aos conteúdos específicos (Departamento de Matemática) com o daqueles cuja atividade se relaciona aos conteúdos pedagógicos (Faculdade de Educação).Palavras-chave
Formação de professores de matemática; Integração entre conteúdos específicos e pedagógicos; Licenciatura em matemática
Abstract
Keywords
Pre-service mathematics teacher training; Integration of mathematical and pedagogical subjects; Prospective mathematics teacher
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Publicado
2009-12-17
Como Citar
GOMES, M. L. M. <b>Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais</b><br><i>p.95-109. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646762. Acesso em: 27 jun. 2022.
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Artigo
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