Banner Portal
Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Formação de professores de matemática
Integração entre conteúdos específicos e pedagógicos
Licenciatura em matemática

Como Citar

GOMES, M. L. M. Matemática e escola: uma experiência integradora na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 95–109, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646762. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Neste texto, abordamos a experiência do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com relação às disciplinas Matemática e Escola (I, II, II), introduzidas no currículo do curso (diurno) a partir de 1987. Descrevemos o processo de criação de tais disciplinas, inserindo-o num movimento mais amplo das licenciaturas no Brasil a partir da década de 80. Em seguida, focalizamos seus conteúdos e metodologias, relatando as atividades que têm sido desenvolvidas. Finalmente, procuramos avaliar o que representam as disciplinas Matemática e Escola para a formação de professores de Matemática, enfatizando a importância da integração do trabalho dos docentes ligadas aos conteúdos específicos (Departamento de Matemática) com o daqueles cuja atividade se relaciona aos conteúdos pedagógicos (Faculdade de Educação).
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646762
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.