Banner Portal
Número racional
PDF

Palavras-chave

Número racional; Educação Matemática

Como Citar

ROMANATTO, Mauro Carlos. Número racional: uma teia de relações. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 37–49, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646773. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

O número racional é um assunto considerado importante na escolaridade básica de matemática e o modo como se apresenta para os alunos tal tópico tem se revelado na maioria da vazes como um obstáculo para a sua plena compreensão. Um dos aspectos que pode justificar tal situação é a própria complexidade como que esse assunto se manifesta. O número racional deve ser entendido como uma teia de relações, nas quais noções, princípios e procedimentos matemáticos distintos são construídos ou adquiridos por meio de diferentes contextos. Esse estudo pressupõe que a plena compreensão do número racional passa por um trabalho significativo em todos os contextos em que tal assunto está presente. Isso porque, e cada contexto, a noção de número e as operações matemáticas devem ser reconceitualizadas em relação ao número natural. Relações como medida, quociente, razão, operador multiplicativo, probabilidade e número são “personalidades” que o número racional assume, representadas por notações da forma a/b decimal e percentual.

https://doi.org/10.20396/zet.v7i12.8646773
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.