Banner Portal
Números reais
PDF

Palavras-chave

Formação de professores
Licenciatura em Matemática
Formação matemática do Licenciando
Números reais
Números irracionais

Como Citar

SOARES, Eliana Farias e; FERREIRA, Maria Cristina Costa; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Números reais : concepções dos licenciandos e formação matemática na licenciatura. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 95–117, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646776. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646776. Acesso em: 24 jun. 2024.

Resumo

Os autores acreditam que uma nova abordagem dos sistemas numéricos deve ser construída especificamente voltada para a formação de professores. Tal abordagem teria que partir fundamentalmente da problematização das representações conceituais já existentes entre os licenciados e chegar a uma visão global do conjunto R que efetivamente instrumentalize para o ensino. Para conhecer melhor essas imagens conceituais, foi aplicado um questionário a 84 alunos dos alunos dos cursos de Matemática da UFMG e da UFSC e os resultados são analisados neste artigo. O significado da incomensurabilidade de dois segmentos, o sentindo e a necessidade dos irracionais passam ao largo de quase todas as respostas. Esse parecer ser o ponto central das dificuldades na compreensão de uma série de conceitos ligados à estrutura dos reais.
https://doi.org/10.20396/zet.v7i12.8646776
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.