Banner Portal
Metacognição em testes de respostas múltiplas
PDF

Palavras-chave

Meta-cognição
Habilidades básicas
Aprendizagem de matemática
Resolução de problemas

Como Citar

PEQUENO, Maria Iaci. Metacognição em testes de respostas múltiplas. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 119–132, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646777. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência de introduzir itens de metacognição em um testedemúltipla escolha elaborado para avaliar o de desempenho dos estudantes em relação a algumas habilidades básicas em matemática .O teste cotinha 20 itens de conteúdo matemático e 10 itens de metacognição, que foram cruzados com os itens de conteúdo correspondentes. Os resultados destes cruzamentos mostraram que a maioria dos estudantes usou fórmulas memorizadas. Não tentou responder o item ou escolher uma opção ao acaso. Estes resultados são consistentes com o tipo de ensino que estes estudantes recebiam, baseado em aulas expositivas sem nenhuma participação dos alunos e ênfase sobre fórmulas e procedimentos para resolver problemas e nenhuma ênfase sobre conceitos ou a compreensão.
https://doi.org/10.20396/zet.v7i12.8646777
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.