Banner Portal
Metacognição em testes de respostas múltiplas
PDF

Palavras-chave

Meta-cognição
Habilidades básicas
Aprendizagem de matemática
Resolução de problemas

Como Citar

Metacognição em testes de respostas múltiplas. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 119–132, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646777. Acesso em: 23 maio. 2025.

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência de introduzir itens de metacognição em um testedemúltipla escolha elaborado para avaliar o de desempenho dos estudantes em relação a algumas habilidades básicas em matemática .O teste cotinha 20 itens de conteúdo matemático e 10 itens de metacognição, que foram cruzados com os itens de conteúdo correspondentes. Os resultados destes cruzamentos mostraram que a maioria dos estudantes usou fórmulas memorizadas. Não tentou responder o item ou escolher uma opção ao acaso. Estes resultados são consistentes com o tipo de ensino que estes estudantes recebiam, baseado em aulas expositivas sem nenhuma participação dos alunos e ênfase sobre fórmulas e procedimentos para resolver problemas e nenhuma ênfase sobre conceitos ou a compreensão.
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática