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<b>Metacognição em testes de respostas múltiplas</b>><br><i>p.119-132
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Como Citar

PEQUENO, M. I. <b>Metacognição em testes de respostas múltiplas</b>><br><i>p.119-132. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646777. Acesso em: 8 jun. 2023.

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência de introduzir itens de metacognição em um testedemúltipla escolha elaborado para avaliar o de desempenho dos estudantes em relação a algumas habilidades básicas em matemática .O teste cotinha 20 itens de conteúdo matemático e 10 itens de metacognição, que foram cruzados com os itens de conteúdo correspondentes. Os resultados destes cruzamentos mostraram que a maioria dos estudantes usou fórmulas memorizadas. Não tentou responder o item ou escolher uma opção ao acaso.Estes resultados são consistentes com o tipo de ensino que estes estudantes recebiam, baseado em aulas expositivas sem nenhuma participação dos alunos e ênfase sobre fórmulas e procedimentos para resolver problemas e nenhuma ênfase sobre conceitos ou a compreensão.

Palavras-chave
Meta-cognição; Habilidades básicas; aprendizagem de matemática.


Abstract

Meta-cognition in multiple-choices tests This paper describes an experience of introducing metacognition items in a test designed to evaluate the students’ abilities in some basic skills mathematics. The test contained 20 subject matter items and 10 metacognition items, which were correlations shows that most students used memorized formulas, did not attempt to solve the item or chose an option at random. This was consistent with the type of in of instruction they received, based on lectures without any participation of the students and heavy stress on formulas and procedures to solve problems, with no emphasis o concepts or comprehension.

Keywords

Metacognition; Basic skills; Learing of mathematics; Problem solving

https://doi.org/10.20396/zet.v7i12.8646777
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