Banner Portal
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial
PDF

Palavras-chave

Educação Matemática
Formação de professores
Formação inicial
Professor reflexivo

Como Citar

DARSIE, Marta Maria Pontin; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 57–76, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais.
https://doi.org/10.20396/zet.v6i10.8646780
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.