Banner Portal
<b>A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial</b><br><i>p.57-76
PDF

Palavras-chave

Educação Matemática
Formação de professores
Formação inicial
Professor reflexivo

Como Citar

DARSIE, M. M. P.; CARVALHO, A. M. P. de. <b>A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial</b><br><i>p.57-76. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780. Acesso em: 23 mar. 2023.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais.

Palavras-chave
Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo


Abstract

The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge.

Keywords
Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacher
https://doi.org/10.20396/zet.v6i10.8646780
PDF

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.