Resumo
O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
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