<b>Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática</b><br><i>p.109-162<b>(Segunda Parte: 126-145)</b>

Autores

  • Márcia Regina F. de Brito Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v6i9.8646811

Resumo

O presente artigo refere-se à adaptação, aplicação e validação da escala de atitudes em relação à Matemática de AIKEN (AIKEN, 1961; 1963, AIKEN e DREGER, 1961). Os sujeitos foram 2007 alunos (incluindo estudantes da 3ª do primeiro grau até a terceira série do segundo grau) de quatro escolas públicas urbanas. Além da escala de atitudes, foi construído um questionário para atender os propósitos do estudo das atitudes (BRITO, 1996). As variáveis consideradas para análise foram os vinte itens da escala e o método estatístico usado foi a análise fatorial (p
Palavras-chave
Atitudes em relação à Matemática/Escala/Educação matemática


Abstract

This paper deals with the process of adaptation, application and validation of the AIKEN’s attitudes toward Mathematics scale (AIKEN, 1961; 1963, AIKEN e DREGER, 1961). The subjects were 2007 students (grades 3 to 8 and second grade) attending four public urban schools. A questionnaire, developed to attend the objectives of the wider research about attitudes (BRITO, 1996) was also developed. The scale present 20 itens and those were considered the variables submitted to statiscal analysis (p
Keywords

Attitudes toward Math/scales/math education

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Biografia do Autor

Márcia Regina F. de Brito, Universidade Estadual de Campinas

FE/UNICAMP.

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Publicado

2009-12-10

Como Citar

BRITO, M. R. F. de. <b>Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática</b><br><i>p.109-162<b>(Segunda Parte: 126-145)</b>. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i9.8646811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646811. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigo