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Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática
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Palavras-chave

Atitudes em relação à Matemática/Escala/Educação matemática

Como Citar

BRITO, Márcia Regina F. de. Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 146–162, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i9.8646812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646812. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

O presente artigo refere-se à adaptação, aplicação e validação da escala de atitudes em relação à Matemática de AIKEN (AIKEN, 1961; 1963, AIKEN e DREGER, 1961). Os sujeitos foram 2007 alunos (incluindo estudantes da 3ª do primeiro grau até a terceira série do segundo grau) de quatro escolas públicas urbanas. Além da escala de atitudes, foi construído um questionário para atender os propósitos do estudo das atitudes (BRITO, 1996). As variáveis consideradas para análise foram os vinte itens da escala e o método estatístico usado foi a análise fatorial (p<.050). Os resultados mostraram que os itens da escala estão fortemente relacionados (alfa=.9494 e r = .080). Na medida de adequação da amostra de Kaiser-Meyer-Olkin, foi obtido o valor 0,97200. Na extração de fatores, foi feita a análise dos componentes principais e, como resultado, foram extraídos dois fatores independentes e não correlacionados. Usando ANOVA, foi elaborado o cálculo da média e foi obtido o valor M=52.514. Pode-se afirmar que os estudantes desse grupo, com resultados acima desse valor, seriam aqueles com atitudes positivas. Os resultados da análise estatística permitem afirmar que a escala é adequada para aferir as atitudes dos estudantes em relação à Matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v6i9.8646812
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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