<b>Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática</b><br><i>p.109-162<b>(Terceira Parte: p.146-162)</b>
DOI:
https://doi.org/10.20396/zet.v6i9.8646812Resumo
O presente artigo refere-se à adaptação, aplicação e validação da escala de atitudes em relação à Matemática de AIKEN (AIKEN, 1961; 1963, AIKEN e DREGER, 1961). Os sujeitos foram 2007 alunos (incluindo estudantes da 3ª do primeiro grau até a terceira série do segundo grau) de quatro escolas públicas urbanas. Além da escala de atitudes, foi construído um questionário para atender os propósitos do estudo das atitudes (BRITO, 1996). As variáveis consideradas para análise foram os vinte itens da escala e o método estatístico usado foi a análise fatorial (p<.050). Os resultados mostraram que os itens da escala estão fortemente relacionados (alfa=.9494 e r = .080). Na medida de adequação da amostra de Kaiser-Meyer-Olkin, foi obtido o valor 0,97200. Na extração de fatores, foi feita a análise dos componentes principais e, como resultado, foram extraídos dois fatores independentes e não correlacionados. Usando ANOVA, foi elaborado o cálculo da média e foi obtido o valor M=52.514. Pode-se afirmar que os estudantes desse grupo, com resultados acima desse valor, seriam aqueles com atitudes positivas. Os resultados da análise estatística permitem afirmar que a escala é adequada para aferir as atitudes dos estudantes em relação à Matemática.Palavras-chave
Atitudes em relação à Matemática/Escala/Educação matemática
Abstract
This paper deals with the process of adaptation, application and validation of the AIKEN’s attitudes toward Mathematics scale (AIKEN, 1961; 1963, AIKEN e DREGER, 1961). The subjects were 2007 students (grades 3 to 8 and second grade) attending four public urban schools. A questionnaire, developed to attend the objectives of the wider research about attitudes (BRITO, 1996) was also developed. The scale present 20 itens and those were considered the variables submitted to statiscal analysis (p<.050). The results showed consistent relations between itens (alfa=.9494 e r = .080). The Kaiser-Meyer-Olkin measure present a value = 0.97200 and also was applies the Principal-components Analysis (PCA) and two non-related and independent facors were been extracted. The ANOVA was also used and the mean obtained was M=52,514. Students that obtained a value superior were considered hose with positive attitudes. The results lead us to conclude that AIKEN’ scale is adequate to measure student’s attitudes toward Mathematics.
Keywords
Attitudes toward Math/scales/math education
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Publicado
2009-12-10
Como Citar
BRITO, M. R. F. de. <b>Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática</b><br><i>p.109-162<b>(Terceira Parte: p.146-162)</b>. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i9.8646812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646812. Acesso em: 27 jun. 2022.
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Artigo
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