Banner Portal
O Primeiro Movimento Internacional de Reforma Curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conteúdo
PDF

Palavras-chave

História do ensino da matemática
Reformas curriculares
ICMI
Transmissão
Felix Klein

Como Citar

SCHUBRING, Gert. O Primeiro Movimento Internacional de Reforma Curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conteúdo . Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 29–50, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646833. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646833. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

No começo do século XX, a matemática experimentou um movimento internacional de reformas curriculares e metodológicas em seu ensino. Este, além de ter sido o primeiro movimento nesse sentindo, foi também, na época, o único entre todas as disciplinas escolares. A análise desse movimento não pode ficar restrita somente ao âmbito da matemática, mas deve levar também em consideração contextos sociais mais amplos. Como os contextos são mediados pelos sistemas educacionais nacionais, não se pode supor uma identidade de intenções nas reformas ocorridas nos vários países os quais esse movimento teve repercussão. Neste artigo, assume-se que o conceito de transmissão seja bastante pertinente não só para analisar a disseminação das idéias de reforma a outros países, a partir de um ou mais centros, como também para se compreender a transformação dessas idéias no percurso desse processo de recepção. Defende-se que um dos maiores impulsos do movimento reformador foi constituído por uma crise de modernização na Alemanha; assim, o artigo estuda, particularmente, o contexto do ensino da Alemanha e a agenda de reforma de Felix Klein, um dos poucos matemáticos eminentes que preocupou-se com o ensino da matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646833
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.