Banner Portal
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
PDF

Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

THOMPSON, Alba Gonzales. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 11–44, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i8.8646846. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646846. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.
https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646846
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.