<b>Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"</b><br><i> p.45-72

  • Renata Anastácio Pinto Universidade Estadual de Campinas
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar sob um de vista semiótico, epistemológico e pedagógico os significados produzidos e negociados por uma professora de matemática de 7 série e seus alunos, em aula, durante a realização de uma atividade algébrica. A análise, referente ao processo de comunicação/ significação, apóia-se teoricamente em Vygotsky a Bakhtin. Em relação aos aspectos didáticos e epistemológicos decorrentes desse processo, o estudo apóia-se em Bachelard e Brousseau. O estudo mostra que, alunos e professora, na tentativa de produzir/negociar significados pra os entes algébricos, podem produzir polissemias para palavras como, no caso, “quadrado” e “coisa”, gerando desse modo obstáculos didáticos, epistemológicos e verbais.

Palavras-chave
Comunicação em aula; Processos de significação atividade algébrica; Ensino de álgebra; Obstáculos didáticos


Abstract

 

This paper intends to analyze, from a semiotic, epistemological and pedagogical point of view, the meanings produced and negotiated in a math class of the 7th grade when the teacher and her pupils conduct an algebraic activity. The analysis, regarding the communication/meaning process, is founded theoretically on Vygotsky and Bakhtin. is founded on Bachelard e Brousseau. This study shows that whe the teacher and pupils try to produce/negotiate meanings for algebraic representations, they are likely to produce “polyssemies” (multiplicity of meanings) for words, such as, in the case, ‘‘square” and “thing” that may generate didactic, epistemological or verbal obstacles.

Keywords

Math class communication; Meaning processes; Algebraic acitivity; Algebra teaching; Didactic obstacles

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Anastácio Pinto, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e integrante do grupo de pesquisa CEMPEM-PRAPEM.
Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Depto. de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da UNICAMP
Publicado
2009-10-24
Como Citar
Pinto, R. A., & Fiorentini, D. (2009). <b>Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"</b><br><i&gt; p.45-72. Zetetike, 5(2). https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646847
Seção
Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>