<b>As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores</b><br><i> p.73-106<b>(Primeira Parte: 73-89)</b>

Autores

  • Antonio Miguel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646848

Resumo

O propósito deste artigo é destacar e analisar alguns argumentos que tentam reforçar as potencialidades pedagógicas da história de matemática, contrapondo-os a outros, menos dificuldades ou obstáculos que se colocam á concretização dessas potencialidades. A discussão se processa á luz de um conjunto não-exaustivo de argumentos extraídos de uma documentação básica constituída de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Educação Matemática, súmulas contidas em anais de Encontros nacionais e internacionais de Educação Matemática, capítulos de livros e referências esparsas contidas nas obras de matemática, historiadores da matemática e educadores matemáticos.

Palavras-chave
História da matemática; Educação matemática


Abstract

The purpose of this article is to highlight and analyse some of the arguments that attempt to reinforce the pedagogic potentialities of the history of mathematics, in opposition to the arguments, less frequent but not less important, that try to point out specific obstacles rendering difficult he realization of these potentialities. The Discussion takes place in the light of a non-exhausting set of arguments taken and International periodicals of Mathematic Education, abridgements contained in national and international annals and Meetings of Mathematic Education, chapters of books and sparse references from the works of mathematicians, mathematic historians and mathematic educators.

Keywords

History of mathematics; Mathematics education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Depto. de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-10-24

Como Citar

Miguel, A. (2009). &lt;b&gt;As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores&lt;/b&gt;&lt;br&gt;&lt;i&gt; p.73-106&lt;b&gt;(Primeira Parte: 73-89)&lt;/b&gt;. Zetetike, 5(2). https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646848

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>