<b>O verticalismo vai à escola</b><br><i> p.107-130
DOI:
https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646850Resumo
O artigo polemiza sobre um panfleto referente à avaliação do ensino na universidade. Estabelece um quadro inicial a partir do conceito de mito de Roland Barthes.O panfleto é lido e discutido segundo as três maneiras de ler o mito: recebendo seu impacto, decifrando-o pela leitura sintomal e prolongando-o pela leitura literal. O artigo termina com uma crítica à idéia de que a análise estruturalista tenha efeito político paralisante e coloca questões pertinentes à avaliação da universidade no quadro da defesa do ensino público gratuito e de qualidade.Palavras-chave
Avaliação da universidade; Mitologias; Semiologia; Estruturalismo; Ideologia; Barthes; Althusser; Foucaut; Zizek
Abstract
Keywords
Evaluation of teaching in universities; mythology; semiology; Ideology; Barthes; Altusser; Focaut; Zezek
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-24
Como Citar
BALDINO, R. R. <b>O verticalismo vai à escola</b><br><i> p.107-130. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v5i8.8646850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646850. Acesso em: 6 fev. 2023.
Edição
Seção
Artigo
Licença
A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.