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<b>Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática</b><br><i> p.7-28
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Palavras-chave

Educação matemática
Prova rigorosa
Formação de professores
Pesquisa qualitativa
Fenomenologia

Como Citar

GARNICA, A. V. M. <b>Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática</b><br><i> p.7-28. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646861. Acesso em: 30 set. 2023.

Resumo

Partindo das experiências do pesquisador como professor em cursos de Licenciatura em Matemática, surge a pergunta geradora deste trabalho: qual o significado da prova rigorosa na formação do professor de matemática? Uma revisão bibliográfica acerca da prova e da formação de professores é inicialmente feita. Nove depoimentos de professores-pesquisadores em Matemática e Educação Matemática, com experiências em cursos de Licenciatura, forma analisados qualitativamente, numa modalidade de pesquisa desenvolvida à luz da Fenomenologia: a pesquisa qualitativa na perspectiva do fenômeno situado. Dessa análise surgem duas “categorias abertas”. Ambas dizem da importância da prova rigorosa na formação do professor de Matemática, mas são geradas por leituras distintas: uma de natureza técnica, outra de natureza crítica. Nossas compreensões acerca do fenômeno focado são cotejadas com a revisão bibliográfica anterior, de onde surgem novos elementos que iluminam as distintas concepções de verdade que permeiam cada uma das leituras; os campos nos quais radicam tais concepções e, finalmente, algumas indicações de possibilidades de trabalhar a prova rigorosa nas Licenciaturas em Matemática.

Palavras-chave
Educação matemática; Prova rigorosa; Formação de professores; Pesquisa qualitativa; Fenomenologia


Abstract

The question guiding this research arises from the author’s experience as a professor of university courses for mathematics teachers: what is the meaning of rigorous proof in the training of mathematics teachers? The first part provides a review of the literature o proofs and teacher training. The testimonies of nine professors who are researches in Mathematics and Mathematics Education and who also have experience as trainers of teachers were analysed qualitatively, using a phenomenological approach: the qualitative research of the “situated phenomenon”. This approach yielded two “open categories”, both affirming that rigorous proof is an important factor in the training of mathematics teachers. However, the categories affirmed this importance from two distinct perspectives: a technical one and a critical one. These perspectives are different by nature: they have distinct conceptions of “Truth” and are rooted in distinct areas of scientific knowledge. Our understanding of the phenomenon studied is compared with the literature reviewed, elucidating these perspectives and discussing some possibilities of working with rigorous proof in the training of mathematics teachers.

Keywords
Mathematics education; Rigorous proof; Teacher training; Qualitative research; Phenomenology
https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646861
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