Banner Portal
Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Prova rigorosa
Formação de professores
Pesquisa qualitativa
Fenomenologia

Como Citar

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 7–28, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646861. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Partindo das experiências do pesquisador como professor em cursos de Licenciatura em Matemática, surge a pergunta geradora deste trabalho: qual o significado da prova rigorosa na formação do professor de matemática? Uma revisão bibliográfica acerca da prova e da formação de professores é inicialmente feita. Nove depoimentos de professores-pesquisadores em Matemática e Educação Matemática, com experiências em cursos de Licenciatura, forma analisados qualitativamente, numa modalidade de pesquisa desenvolvida à luz da Fenomenologia: a pesquisa qualitativa na perspectiva do fenômeno situado. Dessa análise surgem duas “categorias abertas”. Ambas dizem da importância da prova rigorosa na formação do professor de Matemática, mas são geradas por leituras distintas: uma de natureza técnica, outra de natureza crítica. Nossas compreensões acerca do fenômeno focado são cotejadas com a revisão bibliográfica anterior, de onde surgem novos elementos que iluminam as distintas concepções de verdade que permeiam cada uma das leituras; os campos nos quais radicam tais concepções e, finalmente, algumas indicações de possibilidades de trabalhar a prova rigorosa nas Licenciaturas em Matemática.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646861
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.