Banner Portal
História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores
PDF

Palavras-chave

Percepção
Mudança
Matemática
História de vida
Curriculo

Como Citar

POLETTINI, Altair F. F. História de vida relacionada ao ensino de matemática no estudo dos processos de mudança e desenvolvimento de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 29–48, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as percepções dos professores em relação ao seu próprio desenvolvimento. Isto é, percepções de mudanças que ocorreram em seu pensamento e/ou prática através dos anos e suas percepções de que tipo de experiências ou desafios poderiam ter influenciado estas mudanças. O pensamento dos professores foi interpretado como incorporando o conhecimento e crenças/visões com relação à Matemática, ao ensino da Matemática e à aprendizagem da Matemática. A discussão do conhecimento dos professores concentrou-se na discussão do conhecimento do conteúdo, do conhecimento de lecionar o conteúdo e do conhecimento do currículo. História de vida de um tópico foi escolhida como metodologia de pesquisa, enfatizando a história de vida relacionada ao ensino da Matemática dos participantes. Apoio próximo foi importante no início do processo de mudanças deles. Mudanças duradouras ocorreram quando os professores desenvolveram um senso de propriedade das idéias de como lecionar um determinado conteúdo. Mudanças mais abrangentes ocorreram quando os professores mudaram a visão de sua função como professores.

Palavras-chave
Percepção; Mudança; Matemática; História de vida; Curriculo


Abstract

The purpose of the research study was to identify teachers’ perceptions of their own development. That is, teachers’ perceptions of changes that occurred in their thought and/or practice over time and their perceptions of what kind of experiences of challenges might have influenced those changes. Teachers’ thought was interpreted as encompassing teachers’ knowledge end beliefs about mathematics, mathematics teaching, and mathematics learning. The discussion of teachers’ knowledge as concentrated on content knowledge, pedagogical content knowledge, and curriculum knowledge. Topical life history was chosen as a research methodology, focusing participants’ mathematics teaching life histories. Lasting changes occurred when teachers developed ownership in how to teach a content. Comprehensive changes occurred when teachers changed the view of their role as teachers.

Keywords

Perception; Change; Mathematics; Life history; Curriculum

https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646862
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.