Resumo
O objetivo do estudo foi identificar as percepções dos professores em relação ao seu próprio desenvolvimento. Isto é, percepções de mudanças que ocorreram em seu pensamento e/ou prática através dos anos e suas percepções de que tipo de experiências ou desafios poderiam ter influenciado estas mudanças. O pensamento dos professores foi interpretado como incorporando o conhecimento e crenças/visões com relação à Matemática, ao ensino da Matemática e à aprendizagem da Matemática. A discussão do conhecimento dos professores concentrou-se na discussão do conhecimento do conteúdo, do conhecimento de lecionar o conteúdo e do conhecimento do currículo. História de vida de um tópico foi escolhida como metodologia de pesquisa, enfatizando a história de vida relacionada ao ensino da Matemática dos participantes. Apoio próximo foi importante no início do processo de mudanças deles. Mudanças duradouras ocorreram quando os professores desenvolveram um senso de propriedade das idéias de como lecionar um determinado conteúdo. Mudanças mais abrangentes ocorreram quando os professores mudaram a visão de sua função como professores.Palavras-chave
Percepção; Mudança; Matemática; História de vida; Curriculo
Abstract
Keywords
Perception; Change; Mathematics; Life history; Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
Downloads
Não há dados estatísticos.