Banner Portal
Retrospectiva histórica e perspectiva atuais da análise de erros em Educação Matemática
PDF

Palavras-chave

Análise de erros
Avaliação
Ensino de Matemática

Como Citar

CURY, Helena Noronha. Retrospectiva histórica e perspectiva atuais da análise de erros em Educação Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 39–50, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i4.8646879. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646879. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente antigo apresenta uma retrospectiva histórica da análise de erros em Educação Matemática, apontadas as diversas fases, a saber: as investigações apoiadas no behaviorismo, no processamento da informação e no construtivismo. Na primeira fase, as pesquisas procuravam, principalmente, classificar os tipos de erros cometidos por alunos dos primeiros anos escolares. Sob a ótica do processamento da informação, foram desenvolvidos programas de computador para detectar padrões de erros. Já sob a perspectiva construtivista, os investigadores destacam o papel do erro na construção do conhecimento. Entre os pesquisadores que se dedicam, atualmente, à análise de erros, encontramos Raffaella Borasi, que apresenta várias alternativas para o uso dos erros, segundo o objetivo didático e o foco de interesse do investigador. A partir do esquema de Borasi, são apresentados exemplos de uso dos erros no ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

https://doi.org/10.20396/zet.v3i4.8646879
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.