Diagrama Afeto-Performance (DAP) – uma ferramenta para inclusão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da matemática

Autores

  • Marcelo Marcilio Silva Centro Federal de Educação Tecnológica
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646890

Palavras-chave:

Afetividade. Relação professor-aluno. Ensino de matemática. Formação de professores. Metodologia.

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa realizada com 261 estudantes, sendo 140 de turmas de pedagogia, 78 de turmas de administração e 43 de turmas de ensino médio. O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre afetividade e conhecimento, seus impactos na performance dos futuros professores de ensino fundamental e no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para análise dos dados foi desenvolvida uma ferramenta, o Diagrama Afeto-Performance (DAP), que é descrito e apresentado como possibilidade metodológica para inclusão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da matemática.

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Biografia do Autor

Marcelo Marcilio Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica

Licenciando em Física pelo CEFET-SP.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências pela USP e professor do CEFET-SP e da PUC-SP.

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Publicado

2009-10-11

Como Citar

Silva, M. M., & Teixeira, R. R. P. (2009). Diagrama Afeto-Performance (DAP) – uma ferramenta para inclusão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Zetetike, 16(2). https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646890

Edição

Seção

Artigo