Banner Portal
História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Constructos Reflexivos Matemáticos

Como Citar

SOUZA, Antonio Carlos Carrera de. História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 41–62, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i3.8646909. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca na História da Matemática, Psicologia e Antropologia os fundamentos para estabelecer um paradigma epistemológico para a Educação Matemática. Propõe que, através dos Sensos Matemáticos e dos Constructos Reflexivos Matemáticos, recupera-se historicamente a abordagem externalista em contraposição à abordagem internalista da Matemática. Para tanto, indica que a ciência é entendida como a sensata experiência acompanhada da matematização necessária.
https://doi.org/10.20396/zet.v3i3.8646909
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.