Banner Portal
<b>História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática</b><br><i> p.41-62
PDF

Como Citar

SOUZA, A. C. C. de. <b>História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matemáticos: questões sobre educação matemática</b><br><i> p.41-62. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v3i3.8646909. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646909. Acesso em: 1 out. 2023.

Resumo

Este artigo busca na História da Matemática, Psicologia e Antropologia os fundamentos para estabelecer um paradigma epistemológico para a Educação Matemática. Propõe que, através dos Sensos Matemáticos e dos Constructos Reflexivos Matemáticos, recupera-se historicamente a abordagem externalista em contraposição à abordagem internalista da Matemática. Para tanto, indica que a ciência é entendida como a sensata experiência acompanhada da matematização necessária.


Abstract

This paper seeks for the foundations in the History of Mathematics, Psycology and Antropology in order to establish an epistemological paradigm for Mathematical Education. The purpose is to show that it’s possible to restore historically the external approach in contraposition to the internal approach, by using the Mathematical Senses and Mathematical Reflexive Constructs. Therefore, we indicate that science should be taken as the sober experience followed by the necessary “mathematization”.
https://doi.org/10.20396/zet.v3i3.8646909
PDF

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.