Banner Portal
Ensino remedial em recuperação paralela
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Ensino remedial

Como Citar

BALDINO, Roberto Ribeiro. Ensino remedial em recuperação paralela. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 73–96, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i3.8646911. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646911. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é utilizar a teoria psicanalítica para sustentar as seguintes teses: 1. As dificuldades especiais dos alunos em cálculo não podem ser explicadas nem resolvidas considerando-se apenas os registros imaginário (crenças) e simbólico (afirmações enquanto enunciados), mas exigem que se leve em conta, no registro real, a organização do gozo que rege a escolha das justificações enquanto enunciações. 2. A psicanálise fornece elementos para orientar o ensino remedial. 3.O relato da prática e a teorização disponível do ensino remedial são suficientes para incluí-lo como objeto de estudo na formação do professor. Como conteúdo de sustentação dessa tese apresentamos o relato de uma sessão de recuperação paralela de cálculo I, na qual o ensino remedial que se fez necessário terminou mostrando um fenômeno de repetição na passagem de um campo semântico a outro. Como colorários, mostramos: 1) Um contrato de trabalho adequado pode trazer para a recuperação paralela alunos com dificuldades especiais em número compatível com a capacidade de atendimento da Instituição. 2) As dificuldades especiais de alunos em cálculo são mais graves e a tarefa docente de orientação de ensino remedial é mais difícil do que a Instituição reconhece. 3) A orientação do ensino remedial não precisa ser feita por docente que esteja ministrando disciplina ao aluno.
https://doi.org/10.20396/zet.v3i3.8646911
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.