<b>Reconstrução de conceitos: uso de disparadores no estudo de funções</b><br><i> p.105-113

Autores

  • Vera Clotilde Garcia Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v3i3.8646913

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência no ensino dos conceitos básicos do pré-cálculo para alunos de 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo foi reconstruir tais conceitos, de forma justificada. Para isso, foram propostos problemas de aplicação, chamados de “disparadores do ensino”, que poderiam ser resolvidos pelos alunos com conhecimento já possuído e que serviram para introduzir temas. Paralelamente, relatamos o uso de outros recursos didáticos para favorecer o interesse e a participação dos estudantes, tais como visitas a laboratório e bibliotecas das outras ciências, entrevistas com profissionais de outras áreas, exposições orais e em posters de trabalhos de pesquisa, uso de softwares, materiais concretos e jogos etc. A experiência foi construída e cresceu em sala de aula à medida que ocorriam as observações diárias e se faziam a análise das respostas e dos erros dos sujeitos. O resultado foi proveitoso não só pelos conteúdos aprendidos mas também pela contribuição dada à formação de um futuro professor de Matemática mais dinâmico, criativo e interdisciplinar.


Abstract

This paper reports to na experience on teachig the basic pré-calculus concepts to future mathematics teacher on the beginning of their course. The intention was to (re)construct these concepts in a justified manner. In order to do that we propose application problems, called “teaching shootigs”, that could be solved by the own students based on their previous knowledge and were used to introduce new themes. Simultaneously we relate the usage of parallel didactics recourses to favor the student’s interest and participation, such as visits to other science laboratories an libraries, enterviews with other areas professionals, use of computational softwares, concrete materials ad games, oral and visual public expositions etc. Here we explain how the experience was built and grew up inside the classroom as consequence of the diary observations ad from the answers ad mistakes analysis. It had a good result not only because the amount of subjects learned but also because the contribution given to this future teacher apprendiceship, which can help him to be dynamic, creative and interdisciplinarian mathematics teacher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Clotilde Garcia Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-10-04

Como Citar

CARNEIRO, V. C. G. <b>Reconstrução de conceitos: uso de disparadores no estudo de funções</b><br><i> p.105-113. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v3i3.8646913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646913. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigo