Banner Portal
Reconstrução de conceitos: uso de disparadores no estudo de funções
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Funções

Como Citar

CARNEIRO, V. C. G. Reconstrução de conceitos: uso de disparadores no estudo de funções. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 105–113, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i3.8646913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646913. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência no ensino dos conceitos básicos do pré-cálculo para alunos de 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo foi reconstruir tais conceitos, de forma justificada. Para isso, foram propostos problemas de aplicação, chamados de “disparadores do ensino”, que poderiam ser resolvidos pelos alunos com conhecimento já possuído e que serviram para introduzir temas. Paralelamente, relatamos o uso de outros recursos didáticos para favorecer o interesse e a participação dos estudantes, tais como visitas a laboratório e bibliotecas das outras ciências, entrevistas com profissionais de outras áreas, exposições orais e em posters de trabalhos de pesquisa, uso de softwares, materiais concretos e jogos etc. A experiência foi construída e cresceu em sala de aula à medida que ocorriam as observações diárias e se faziam a análise das respostas e dos erros dos sujeitos. O resultado foi proveitoso não só pelos conteúdos aprendidos mas também pela contribuição dada à formação de um futuro professor de Matemática mais dinâmico, criativo e interdisciplinar.
https://doi.org/10.20396/zet.v3i3.8646913
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.