Resumo
Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Geometria do IREM de Montpellier. Esta equipe é coordenada pelo professor Gérard AUDIBERT e composta por cerca de quinze professores envolvidos na pesquisa em Didática da Matemática. Um certo número de experiências realizadas por esse grupo constatou que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso feito com o uso de instrumentos desempenha um papel importante na aprendizagem geométrica, sobretudo na resolução de problemas. Foi a partir desta perspectiva que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade de uma utilização mais diferenciada do recurso gráfico em que consiste o desenho geométrico. Nesta utilização pode-se destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção representando um objeto do espaço.
Referências
AUDIBERT, G. La Perspective Cavalière. Paris, Publicação da APMEP (Associação dos Professores de Matemática do Ensino Público da França), 1990.
DENIS, M. Image at Cognition. Paris, PUF (Presse Universitaire Française), 1989.
GONSETH, F. La Geometri e le probleme l'éspace. Editions Neuchatel, Genebra, 1945, 06 volumes.
GONSETH, F. Les Math´ématiques et la realite. Paris, Librairie Scientifique, Edição de 1974, 1936.
PAIS, L.C. La representátion du cilindre dans les manuels scolaires et chez les eleves. Publicação do IREM- Universidade de Montpellier, 1990.
PAIS, L.C., NAUDEILLO, J. e PELOUZET, B. Les Corps Ronds Réper``es-RIEM, número 04, Paris 1990.
PAIS, LC. La Representation de corps Ronds dans l'enseignment de la Géométrie ou College: Analise de livre, Pratiques d'élevès. Tese de doutorado defendidana Universidade de Montpellier, 1991.
GARDIMAN, A. Uma análise de Configurações Geométricas Intervenientes no Processo de Ensino-Aprendizagem da Geometria. Dissertação de Mestrado em educação a ser apresentada na UFMS, 1993.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática