Banner Portal
Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
PDF

Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

RABELO, Edmar H.; LORENZATO, Sérgio A. Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 37–46, 1994. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A melhoria da qualidade do ensino da matemática tem constituído um desafio constante para todos que vêm se preocupando com o ensino deste conhecimento, mas via de regra as buscas têm se limitado apenas a mudanças de métodos, de técnicas ou de sequências curriculares. Não descartamos a possibilidade de que métodos, técnicas e protestos curriculares possam ter influências positivas na melhoria da qualidade, mas acreditamos que uma mudança significativa só se concretizará através de uma mudança efetiva de postura, uma mudança de filosofia pedagógica que atinja, em última instância, o âmbito social. E, no nosso entender, o início de tal mudança deverá ter lugar na prática da sala de aula, pois neste labor está a possibilidade da busca de atitudes mais positivas tanto de alunos como de professores, não só com relação ao conhecimento matemático como também com relação ao seu ensino e a sua aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/zet.v2i2.8646924
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.