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A concepção de matemática de Augusto Comte
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Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

SILVA, Circe Mary Silva da. A concepção de matemática de Augusto Comte. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 71–84, 1994. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646927. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646927. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Uma análise da concepção de Matemática segundo Comte só é possível dentro do contexto de sua Filosofia. Comte não pensa em Matemática de forma dissociada de sua concepção filosófica. Ele tentou realizar e sua obra Filosofia Positiva (1830-1842) a síntese dos conhecimentos positivos de sua época. Estudando cada ciência em seus princípios, regras e artifícios particulares, sistematizou o que havia em comum entre os métodos e os princípios. A maioria dos autores que analisam a obra de Comte esquecem que ou não levam em conta um aspecto fundamental desta obra, que é o fato de que Comte tinha em vista uma meta social. A Filosofia Positiva é uma resposta à pergunta - qual é o princípio que deve orientar uma sociedade organizada? A Filosofia Positiva é considerada por Comte como a única base sólida da reorganização social. Para ele, a divulgação e propagação da Filosofia P´ositiva deveria servir para uma radical renovação do conjunto do sistema de ensino, do qual a formação científica constituiria a base.

https://doi.org/10.20396/zet.v2i2.8646927
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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