O que há de concreto no ensino da matemática

Autores

  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646934

Palavras-chave:

Educação matemática. Formação de professores. Ensino–aprendizagem. Psicologia da educação. Representação social da matemática.

Resumo

Propomos discutir a dimensão concreta do ensino da matemática, defendida por aqueles que aspiram à melhoria da qualidade do ensino desta disciplina. Tal problemática será abordada a partir de um estudo sobre a relação entre dois tipos de matemática: uma abstrata e outra concreta. Podemos falar em matemática concreta quando, na sua essência, a ciência matemática é um construto mental, no sentido dado por Piaget à Ação do Homem sobre o mundo? Propomos discutir que elementos do conhecimento de senso comum justificam tal diferenciação. Adotando a teoria das representações sociais como referencial teórico, analisamos as representações sociais de professores sobre a matemática. 127 professores foram interrogados. O que deve ser visto como concreto no ensino da matemática não se refere ao saber matemático, propriamente dito, e sim às situações utilizadas pelo professor em sala de aula.

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Biografia do Autor

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal do Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, é bacharel em Matemática pela UFPE, Graduação em Psicologia - Université Paul Valéry, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Sciences de L'education - Université de Paris V.

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Publicado

2009-02-27

Como Citar

Maia, L. de S. L. (2009). O que há de concreto no ensino da matemática. Zetetike, 9(1-2), 77–98. https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646934