Banner Portal
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
PDF

Palavras-chave

Cálculo
Grupos de ensino
Ensino

Como Citar

MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de. A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade. Zetetike, Campinas, SP, v. 10, n. 1-2, p. 113–148, 2002. DOI: 10.20396/zet.v10i17-18.8646945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945. Acesso em: 23 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.
https://doi.org/10.20396/zet.v10i17-18.8646945
PDF

Referências

ALVES, G. L. M. O maple na modernização do cálculo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 20., 1997, Gramado. Anais... Gramado, 1997, p. 247-248.

BALDINO, Roberto R. Editorial. Temas & Debates, Brasília, v. 8, n. 6., p. 3, 1995.

BARUFI, Maria C. Bonomi. A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

BEZERRA, J. Q. O computador e o cálculo diferencial. In: V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1995, Aracaju. Anais... Aracaju, 1995, p. 85.

BRUMATTI, Raquel N. M. O computador no cálculo voltado às expectativas profissionais do futuro arquiteto. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 1998. V. 2. p. 578-580.

CARRILLO, Wenceslao, R. de Los Rios. Ejecucion y evaluacion de un proyecto de enseñanza programada para el mejoramiento de la enseñanza del Calculo en la Universidad de Panama. 1980. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Convênio OEA – PREMEN – Unicamp). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CASSOL, Armindo. A educação matemática no ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 1998. V. 1. p. 108-109, 1998a.

CASSOL, Armindo. Produção de Significados para a Derivada: Taxa de Variação. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 1998b.

CLAUDIO, Dalcidio M.; VACCARO, Guilherme L. R.; FERREIRA, André L. A. Experiências de ensino de matemática em 3o grau com o auxílio de recursos computacionais. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM), 5., 1998, São José do Rio Preto. Anais... São José do Rio Preto, 1998. p.212.

CUNHA, M. L.; MORAES, D. C.; FERREIRA, A. L. A. O ensino de cálculo com o auxilio do computador. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 1998. V. 1. p. 152-153.

CUNHA, M. L.; MORAES, D. C.; HÖLBIG C. A.; CLAUDIO, D. M. O ensino de cálculo com auxílio da informática. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 20., 1997, Gramado. Anais... Gramado, 1997. p. 413-414

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas & Debates, Brasília, v. 2, n. 2, p. 15-19, 1989.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 35-41, mar. 1993.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Conferência de Abertura; In: V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1995, Aracaju. Anais... Aracaju, 1995, p. 33.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999a.

DIAS SOBRINHO, José. O Ensino de Graduação e a Pesquisa: Construção e Reconstrução do Conhecimento e Sociedade. Avaliação, Campinas, v.3 n.3, p.21-30 set. 1998.

DOLIS, Maria. Ensino de Cálculo e o Processo de Modelagem. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro.

EGER, R. C. S.; LEAL, L. M. L.; DUARTE, M. G. O. Apoio computacional no ensino da matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 1995, Aracaju. Anais... Aracaju, 1995. p. 192-193, 1995a.

EGER, R. C. S.; LEAL, L. M. L.; DUARTE, M. G. O. Ensinando matemática com o Derive. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 1995, Aracaju. Anais... Aracaju, 1995. p. 75, 1995b.

EGER, R. C. S.; LEAL, L. M. L.; DUARTE, M. G. O. Utilização do software Maple no ensino de cálculo e geometria analítica. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 20., 1997, Gramado. Anais... Gramado, 1997. p. 540-541.

FIGUEIREDO, Vera L.; SANTOS, Sandra A. Reflexões sobre um projeto coletivo para o ensino de matemática na universidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais.... São Leopoldo, 1998a. V. 2. p. 748-750.

FIGUEIREDO, Vera L.; SANTOS, Sandra A. Um panorama do cálculo integral via centros de massa. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 21, 1998, Caxambu. Anais... Caxambu, 1998b. 51p. Mini-curso.

FIORENTINI, Dario. A questão dos conteúdos e métodos no ensino da matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 1993, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 1993. p. 38-46.

FRANCHI, Regina Helena de O. Lino. A Modelagem Matemática como estratégia de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos de Engenharia. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro.

FRANT, Janete B. A informática na formação de professores. A Educação Matemática em Revista. Blumenau, v. 2, n. 3, 1994, p. 25-28.

GOMES DA SILVA, Maria R. Avaliação e Trabalho em Grupo em Assimilação Solidária: análise de uma intervenção. 1997. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro.

HÖNIG, C.S.; GOMIDE, E.F. Ciências matemática. In: FERRI, M.G. , MOTOYAMA, S. (coord.). História das Ciências no Brasil. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979, p. 35-60.

IMBERNÓN, Francisco. La formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Paidós, 1994.

KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976.

LOPES, H.; SANTOS, G. T.; MALTA, I.; NONATO L. G.; CRAIZER, M.; PERCO, S. Matmídia: novas tecnologias no Ensino do Cálculo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 21., 1998,Caxambu. Anais... Caxambu, 1998. 50p. Mini-curso.

MALAGUTTI, Pedro L. A. Computadores no ensino: aliados e inimigos. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM), 5., 1998, São José do Rio Preto. Anais... São José do Rio Preto, 1998. p. 227-230.

MANRIQUE, A. L., BIANCHINI B. L., SILVA, B. A., DUBUS, M. T. G., SOUZA, V. H. G. Ensino de cálculo: uma análise de resultados obtidos com o uso do Software Imagiciel. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 1998. V. 2. p. 578-580.

MENDES, S. C., SILVA, L. S., HÖLBIG C. A, CALUDIO D. M. A Internet e sua utilização no ensino matemático. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 20., 1997, Gramado. Anais... Gramado, 1997. p. 594-595.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MOREIRA, D. T., SALVADOR J. A, O uso de computadores no curso de matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 21., 1998, Caxambu. Anais... Caxambu, 1998. p. 135.

PALIS, Gilda R. Computadores em cálculo uma alternativa que não se justifica por si mesma. Temas & Debates, v. 8, n. 6, p. 22-38, 1995.

PALIS, Gilda R. Educação matemática no ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1998, São Leopoldo. Anais.... São Leopoldo, 1998. V. 1. p. 110-111.

PAOLI, Niuvenius, J. O ensino com pesquisa e a produção de conhecimento. In: I Seminário sobre leitura e produção no Ensino Superior – COLE, Campinas, 1999.

PAOLI, Niuvenius J. O principio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos para uma discussão. Cadernos CEDES, São Paulo, n.22, p. 27-52, 1988.

PATERLINI, R. R. O ensino de problemas aplicados via Maple V. In: ENCONTRO A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 1997, São Carlos. Anais... São Carlos, 1997. p. 12-13.

PETERS, S.; MENDONÇA, N. D. A.; SZEREMETA, J. F. O ensino de cálculo numérico usando novas metodologias na prática didático-pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (CNMAC), 20., 1997, Gramado. Anais... Gramado, 1997. p. 590-591.

PONTE, João P. O computador como ferramenta; Uma Aposta Bem Sucedida?. Lisboa: Projecto Minerva, Pólo DEFCUL. 1988.

PONTE, João P. O computador um instrumento da educação. Porto: Texto Editora, 1992b.

RIPPER, Afira Viannna. O preparo do professor para as novas tecnologias. In: OLIVEIRA, Vera Barros (org.). Informática em Psicopedagogia. São Paulo: SENAC, 1996. p. 54-83.

ROXO, E. A matemática na educação secundária. São Paulo: Nacional, 1937.

SALVADOR, J. A.; SALVADOR J. S. O processo de ensino-aprendizagem do cálculo usando Mathematica. In: ENCONTRO A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 1997, São Carlos. Anais... São Carlos, 1997. p. 9.

SAMPEDRO, Cesar Huilcapi. Dinamização de atividades extra-curriculares na província de Chimborazo (Equador) com motivação no ensino de Cálculo na escola secundária. 1977. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Convênio OEA – PREMEN – Unicamp). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SILVA, Aldo Marque da. Um modelo de ensino de Cálculo diferencial e integral utilizando às disciplinas: Biologia, Física e Química. 1980. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Convênio OEA – PREMEN – Unicamp). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SILVA, Miriam Godoy P. O computador na perspectiva do desenvolvimento profissional do professor. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SOUZA JR., Arlindo. J. S. Concepções do professor universitário sobre o ensino da matemática. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro.

SOUZA JR., Arlindo. J. S. Trabalho coletivo na Universidade: trajetória de um grupo no processo de ensinar-aprender Cálculo Diferencial e Integral. 2000. Tese (doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SPUZA, L. G. S.; MOREIRA, D. T.; ALMEIDA, L. M. W. Visualizando o cálculo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 5., 1995, Aracajú. Anais... Aracaju, 1995. p. 228-299.

TUCKER, Alan C.; LEITZEL, James R. C. Assessing Calculus Reform Efforts: A report to the community. United States of America: The Mathematical Association of America. 1995.

VEIGA, P. A F.; RUAS M. A S. Apresentação. In: ENCONTRO A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 1997, São Carlos. Anais... São Carlos, 1997, p. 2-3.

VEIGA, P. A F.; RUAS M. A S. O projeto ‘Laboratório de Cálculo’ do ICMSC. In: ENCONTRO A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 1997, São Carlos. Anais... São Carlos, 1997. p. 3-4.

VILLAREAL, Mónica Ester. O Pensamento Matemático de Estudantes Universitários de Cálculo e Tecnologias Informáticas. 1999. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.