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A problemática do desenho em perspectiva
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Palavras-chave

Perspectiva
Representação de imagens
Espaço
Visualização
Educação matemática

Como Citar

FLORES, Cláudia Regina. A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 81–100, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i19.8646951. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646951. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende perceber como a técnica do desenho em perspectiva, tal como a concebemos hoje, se instaurou e que verdades foram criadas a partir disso. Busca-se observar tal problemática no âmbito da História da Arte, uma vez que a história da perspectiva se aproxima da história da representação pictórica. Três são os momentos analisados quanto a seus aspectos filosóficos, concepções e representações de espaço: Antigüidade, Idade Média, Renascimento. Considera-se pertinente a reflexão desta história na Educação e, em especial, na Educação Matemática, pela contribuição para o entendimento da complexidade da leitura e interpretação de figuras geométricas tridimensionais representadas em perspectiva.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i19.8646951
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