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Imagens e olhares em uma disciplina de cálculo em serviço
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Palavras-chave

Cálculo em serviço
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Educação matemática e psicanálise

Como Citar

CABRAL, Tânia Cristina Baptista; CATAPANI, Elaine. Imagens e olhares em uma disciplina de cálculo em serviço. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 101–116, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i19.8646952. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646952. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

Esse artigo é referente a uma pesquisa de mestrado, desenvolvida a partir de 1999 e concluída em 2001, sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral em uma classe do curso de Geologia. O movimento dessa classe, pensado em termos de papéis desempenhados por alunos e professores, é aqui debatido em termos de imagens e olhares. A pesquisa sobre esse movimento é apresentada em duas fases. Da primeira fase constam: (i) a pressuposição de atividades didáticas e pedagógicas para encaminhar a disciplina e (ii) a pressuposição de uma abordagem metodológica apoiada na coleta de dados realizada através de questionários e entrevistas realizadas com alunos do curso. Da segunda fase constam análise e interpretação dos eventos de ensino e aprendizagem à luz do campo da psicanálise: Para que olhar nos mostramos? Quais imagens estão presentes?
https://doi.org/10.20396/zet.v11i19.8646952
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Referências

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