Banner Portal
Professores e formadores investigam a sua própria prática
PDF

Palavras-chave

Colaboração
Investigação sobre a prática
Reflexão
Professor investigador
Investigação-ação
Educação matemática

Como Citar

PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes. Professores e formadores investigam a sua própria prática: o papel da colaboração. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 9–55, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i20.8646956. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646956. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o desenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i20.8646956
PDF

Referências

BEILLEROT, J. A “pesquisa”: Esboço de uma análise. In M. ANDRÉ (Ed.), O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores (pp. 71-90). Campinas: Papirus, 2001.

BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (p. 43- 55). Lisboa: APM, 2002.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. The teacher research movement: A decade later. Educational Researcher, 28(7), 15-25, 1999.

DAY, C. Developing teachers: The challenge of lifelong learning. Londres: Falmer, 1999.

FERREIRA, E.; PEREZ, F.; PONTE, J. P. Investigar e reflectir sobre a prática profissional. In MENEZES; L.; CUNHA, H.; TAVARES, F. (Eds.), Actas do XIII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (p. 11-30). Viseu: APM, 2002.

GTI (Ed.) Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002.

HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.

JAWORSKI, B. Developing mathematics teaching: Teachers, teacher educators, and researchers as co-learners. In LIN, F. L.; COONEY, T. J. (Eds.), Making sense of mathematics teacher eduaction (p. 295-320). Dordrecht: Kluwer, 2001.

PETER-KOOP, A., et al. (Eds.) Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education. Dordrecht: Kluwer, 2003.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (p. 5-28). Lisboa: APM, 2002.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, L.; PIRES, M. Investigação dos profissionais sobre a sua prática. Actas do XI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, L.; SOUSA, O.; FONSECA, H. Professionals investigate their own practice. Paper presented at the CERME 3, Bellaria, Italy, 2003.

WAGNER, J. The unavoidable intervention of educational research: A framework for reconsidering researcher-practitioner cooperation. Educational Researcher, 26(7), 13-22, 1997.

ZEICHNER, K.; NOFKE, S. Practitioner research. In V. RICHARDSON (Ed.), Handbook of research on teaching (p. 298-330). Washington, DC.: AERA, 2001.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.