Banner Portal
Relações culturais entre Alemanha e Brasil
PDF

Palavras-chave

Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos

Como Citar

SCHUBRING, Gert. Relações culturais entre Alemanha e Brasil: ’Imperialismo Cultural’. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 56–109, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i20.8646957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Desenvolvimentos culturais são baseados, em graus consideráveis, em intercâmbios com outras culturas. O sistema educacional como elemento crucial da cultura de um país é particularmente sensível às influências transmitidas de outras culturas. O século XIX e a primeira metade do século XX, as épocas do colonialismo e do Imperialismo Europeu, apresentam formas especiais de relações culturais entre as metrópoles européias e as periferias além-mar, formas designadas por "imperialismo cultural" por Pyenson. O estabelecimento e a expansão de um sistema educacional próprio pelos colonos alemães nos Estados do Sul da Federação Brasileira constitui um caso revelador desse imperialismo cultural. Neste artigo se apresentam pela primeira vez fontes abundantes de documentos não ainda explorados para esses processos, em dois arquivos alemães. As fontes são aqui utilizadas para analisar o quadro geral das relações culturais entre a Alemanha e as regiões de colonização alemã no Brasil, no contexto do sentimento, sempre crescente, do nacionalismo brasileiro, para nacionalizar as escolas dos imigrantes e estabelecer um sistema coerente de educação. Além disso, o artigo dá indicações sobre a história educacional no Brasil, sobre a história de escolas individuais e sobre a história da didática das disciplinas escolares, em particular da educação matemática, e abre assim uma área extensa de pesquisas históricas.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i20.8646957
PDF

Referências

Allen Thomson Cronenberg, jr., The Volksbund für das Deutschtum im Ausland: Völkisch Ideology and German Foreign Policy, 1881-1939. Stanford University Ph.D. thesis 1970.

Norberto Dallabrida, A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na primeira república (Florianópolis: Cidade Futura , 2001).

Gert Geissler, "Die Schulgruppen des 'Vereins für das Deutschtum im Ausland'. Das Beispiel Groß-Berlin in den Jahren 1920 bis 1940", Jahrbuch für historische Bildungsforschung, 2002, 8: 229-258.

Käte Harms-Baltzer, Die Nationalisierung der deutschen Einwanderer und ihrer Nachkommen in Brasilien als Problem der deutsch-brasilianischen Beziehungen 1930 - 1938 (Berlin : Colloquium-Verlag, 1970).

Hans-Adolf Jacobsen (Hrsg.), Hans Steinacher: Bundesleiter des VDA 1933 - 1937; Erinnerungen und Dokumente (Boppard am Rhein: Boldt , 1970).

Lúcio Kreutz, O professor paroquial : magistério e imigração alemã (Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1991).

Lúcio Kreutz, Material didático e currículo na escola teuto-brasileira do Rio Grande do Sul (São Leopoldo: Ed. Unisinos , 1994).

LUPE e.V., BUNTSTIFT e.V. (Hrsg.), Verein für das Deutschtum im Ausland. Organisationsprofil (LUPE e.V.: Berlin, 1993).

Rudolf Luther, Blau oder Braun? Der Volksbund für das Deutschtum im Ausland (VDA) im NS-Staat 1933-1937 (Neumünster: Wachholtz, 1999).

Karl H. Oberacker jr., "Die Deutschen in Brasilien: Die Entstehung und Entfaltung des Deutschbrasilianertums (1824-1940)",. Hartmut Fröschle, Hrsg, Die Deutschen in Lateinamerika: Schicksal und Leistung (Tübingen: Erdmann, 1979), 181-257.

Karl H. Oberacker jr., A contribuição teuta à formação nação brasileira. 2 vol.s, 4. ed., 2. ed. em língua portuguesa revista e aumentada (Rio de Janeiro : Presença, 1985).

Lewis Pyenson, Cultural imperialism and exact sciences: German expansion overseas 1900 - 1930 (New York: Lang, 1985).

Gerhard Weidenfeller, VDA, Verein für das Deutschtum im Ausland, Allgemeiner Deutscher Schulverein (1881 - 1918): ein Beitrag zur Geschichte des deutschen Nationalismus und Imperialismus im Kaiserreich (Bern [u.a.]: Lang, 1976).

Emílio Willems, "Zur sozialen Anpassung der Deutschen in Brasilien", Kölner Zeitschrift für Soziologie, 1948, 1: 316-323.

Emílio Willems, A aculturação dos alemães no Brasil. Estudo antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. 2a edição (São Paulo, 1980).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.