Banner Portal
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
PDF

Palavras-chave

PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas

Como Citar

BRIGHENTI, Maria José Lourenção. Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 140–163, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i20.8646959. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i20.8646959
PDF

Referências

BRASIL. Lei Federal 9394, de 24 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental-Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental-Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Bases Legais/ Ministério da Educação, vol. 1 Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL. Proposta de Diretrizes para formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. MEC, 2001.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem dos conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIRES, C.M.C. Currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

PILETTI, N.; PILETTI, C. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1990.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: L.D.B trajetória limites e perspectivas. Coleção Contemporânea. Campinas: Autores Associados, 1997.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.