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Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
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Palavras-chave

PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas

Como Citar

BRIGHENTI, Maria José Lourenção. Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 140–163, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i20.8646959. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i20.8646959
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Referências

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