Resumo
Este trabalho refere-se à conjunção tecnologia-educação matemática. Apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com estudantes universitários, ao trabalharem num ambiente computacional com uma proposta didática diferenciada, baseada na visualização e na experimentação. São reportadas observações que mostram características do trabalho realizado pelos estudantes e docentes no ambiente em que foi realizada a experiência e algumas conclusões vinculadas aos objetivos deste estudo, referentes à descrição e análise de: 1) as relações professor aluno-conhecimento matemático num ambiente computacional e 2) o papel do computador como agente motivador e promotor de mudanças na abordagem de alguns tópicos de Matemática; neste caso particular, as cônicas.
Referências
BORBA, M. Tecnologias informáticas na Educação Matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO (ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas, São Paulo: Editora UNESP, 285-295, 1999.
BORBA, M. Graphing calculator, functions and reorganization of the classroom. In: BORBA, M. et al (eds.) Proceedings of Working Group 16 at ICME 8: the role of technology in the Mathematics classroom. Rio Claro: Gráfica Cruzeiro, 53-62, 1997.
NOSS, R. New numeracies for a technological culture. For the learning of Mathematics, 18, 2, p. 2-12, 1998.
NOSS, R.; HOYLES, C. Windows on mathematical meanings: learning cultures and computers. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996, 275 p.
PENTEADO, M. G. Computer-based learning environments: risks and uncertainties for teachers. Ways of Knowing Journal, I, 2, 23-35, Autumn. 2001.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação, BOLEMA, Rio Claro: UNESP, Ano 13, 14, 66-91, 2000.
ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. Editor's introduction: what is mathematical visualitation? In: ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. (eds.) Visualization in teaching and learning mathematics, 1-8,1991.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática