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Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais
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Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Currículo
Integração curricular
Ensino de matemática

Como Citar

BITTENCOURT, Jane. Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais. Zetetike, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 71–88, 2004. DOI: 10.20396/zet.v12i22.8646973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho busca investigar a perspectiva de integração curricular em relação ao ensino de matemática, presente nos documentos curriculares atuais, particularmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Procuramos analisar de que maneira a proposta de integração se constrói a partir de diferentes vertentes, visando principalmente adequar o ensino às demandas atuais do mercado de trabalho. Além disso, analisamos as dificuldades de implementação desta integração almejada, diante da organização tradicional dos conteúdos curriculares ou do distanciamento de tais propostas em relação ao contexto escolar. No que se refere ao ensino de matemática, procuramos, através desta análise, evidenciar permanências e mudanças, assim como identificar tendências, de modo a caracterizar a dinâmica curricular presente nestes documentos.
https://doi.org/10.20396/zet.v12i22.8646973
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