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O conceito de função em situações de modelagem matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Modelagem matemática

Como Citar

BRITO, Dirceu dos Santos; ALMEIDA, Lourde Maria Werle de. O conceito de função em situações de modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 63–86, 2005. DOI: 10.20396/zet.v13i23.8646980. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.
https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646980
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