O conceito de função em situações de modelagem matemática

Autores

  • Dirceu dos Santos Brito Universidade Estadual de Londrina
  • Lourde Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646980

Palavras-chave:

Educação matemática. Modelagem matemática.

Resumo

Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu dos Santos Brito, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Lourde Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Modelagem Matemática na sala de aula: algumas implicações para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Anais eletrônicos do CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática, Blumenau, 2003.

ALMEIDA, L.M.W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema,ano 12, nº22, pp 19-36, 2004.

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BARBOSA, J. C. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da Anped, 24, 2001, Caxambu. Anais... Disponível em: http://wwwanped.org.br. Acesso em 10 fev. 2003. B

ASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEHLER, R. Functional Thinking with graphs. Journal for Research in mathematics Education. v. 25, n.5, 526-533, 1994.

BORSSOI, A. H. e ALMEIDA, L. M. W. O ensino de cálculo e as atividades de modelagem matemática em ambientes informatizados. Anais do VI EBRAPEM – Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. UNICAMP, 2002, pp 76-81.

BORSSOI, A. H. A aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado, Uel, Londrina, PR, 2004,140p.

BRITO, D. S. e ALMEIDA, L. M. W. Refletindo sobre "a duração do dia" por meio de uma atividade de Modelagem Matemática. Anais eletrônicos do VIIEPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática, Foz do Iguaçu, Pr, 2002.

BRITO, D.S. Atribuição de sentido e construção de significados em situações de modelagem matemática. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, UEL, 2004.

BLUM, W.; NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications and links to other subjects – State, trends and issues in Mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, 22 (1), pp 36-38, 1991.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1984. Portugal.

CARREIRA, S. Where there’s a model, there’s a methapfor: methaphorical thinking in students’ understanding of a mathematical model. Mathematical Thinking and Learning, 3(4), 261-267, 2001.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2000.

CURY, H. N. Modelagem matemática e problemas em ciências: uma experiência eu um curso de mestrado. Revista Perspectiva, v.27, n.98, p. 75-86, 2003.

D’AMBROSIO, U. Dos fatos reais à modelagem: Uma proposta de conhecimento matemático [on line] disponível na Internet via http://vello.sites.uol.com.br/modelos.htm Arquivo capturado em 05/06/2003.

DOERR, H. M. A modeling perspective on students’ mathematical reasoning about data. Journal Research in Mathematics Education, Vol 34, 110-136, 2003.

FERRUZZI, E. C. A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos Superiores de Tecnologia. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, UFSC, 2003.

GALBRAITH, P. Modelling, teaching, reflecting- what I have learned. In: SLOYER, C. et al. Advances and perspectives in the teaching of Mathematical modeling and Applications. Yorklyn, DE: Water Street Mathematics, 1995, p. 21- 45.

JONES, M. S. Teaching mathematical modeling. International Journal of mathematics Education Science and Technology, Vol 28, N 4, 533-560, 1997.

OLIVEIRA, M.K. Vigotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo, Editora Scipione, 2001.

SPINK, J. M. (org.) Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1999.

VASCO, Carlos E. El pensamiento variacional y la modelación matemática. Anais eletrônicos do CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática, Blumenau, 2003.

VERSCHAFFEL, L. Teaching realistic mathematical modeling in the elementary school: a teaching experiment with fifth graders. Journal for research in Mathematics Education, Vol. 28, N 5, 577-601, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. 2001.

ZUFFI, E. M. e PACCA, J.L. Sobre funções e linguagem matemática de professores do Ensino Médio. Zetetiké, vol 8, N 13/14, 7-28, 2000.

ZUFFI, E. M. e PACCA, J.L. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Educação Matemática em Revista. Número 9, ano 8, 2001.

ZUFFI, E. M. e PACCA, J.L. Sobre funções e linguagem matemática de professores de Matemática e de Ciências. Ciência &Educação, Vol 8, N 1, 1-12, 2002.

Downloads

Publicado

2009-02-16

Como Citar

BRITO, D. dos S.; ALMEIDA, L. M. W. de. O conceito de função em situações de modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 63–86, 2009. DOI: 10.20396/zet.v13i23.8646980. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo