Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica

Autores

  • Milton Rosa Encina High School
  • Daniel Clark Orey California State University

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646982

Palavras-chave:

Ação pedagógica. Etnomatemática. Cultura. Práticas pedagógicas. Antropologia.

Resumo

A maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.

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Biografia do Autor

Milton Rosa, Encina High School

Professor da Encina High School, Sacramento – Califórnia/USA.

Daniel Clark Orey, California State University

Professor da California State University, Sacramento – Califórnia/USA.

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Publicado

2009-02-16

Como Citar

ROSA, M.; OREY, D. C. Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 121–136, 2009. DOI: 10.20396/zet.v13i23.8646982. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646982. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo