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A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática
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Palavras-chave

Formação de professores
Planilha eletrônica
Tecnologia da informação
Práticas educativas

Como Citar

ARAÚJO, Rosane Maria Lima; BARALDI, Ivete Maria; BRIGHENTI, Maria José Lourenção; RIBEIRO, Fátima Regina Lima; SIMEÃO, Sandra Fiorelli A. Penteado. A planilha excel como instrumento pedagógico na formação do professor de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 137–160, 2005. DOI: 10.20396/zet.v13i23.8646983. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646983. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

A experiência relatada mostra atividades desenvolvidas na sala de aula, utilizando-se a planilha eletrônica. Os procedimentos realizados interferem tanto na formação do futuro professor de Matemática, quanto na formação dos conceitos matemáticos dos estudantes de Ensino médio. Para os futuros professores de Matemática, as ações possibilitaram experiências profissionais vivenciando atitudes e procedimentos que estimulam a construção e a retomada de conhecimentos matemáticos, vislumbrando aspectos e modos de organização que interferem na sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em que utilizam uma nova mídia para a aula de Matemática. Aos alunos do Ensino médio, as atividades possibilitaram vivenciar a importância do computador na construção dos conceitos matemáticos durante a exploração visual sobre as posições relativas entre duas retas no plano, comparando os resultados obtidos à resolução de sistemas lineares.
https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646983
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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