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Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em educação matemática
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Palavras-chave

Registros de representação semiótica
Currículo
Educação matemática

Como Citar

COLOMBO, Janecler Ap. Amorin; FLORES, Claudia R.; MORETTI, Méricles T. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em educação matemática: pontuando tendências. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 41–72, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i29.8647035. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647035. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647035
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Referências

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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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