Metassíntese Qualitativa dos Referenciais Teóricos na Formação de Professores no Campo Multiplicativo

  • Edvonete Souza de Alencar Pontifícia Universidade Federal da Grande Dourados
  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Referenciais teóricos. Formação de professores. Campo conceitual multiplicativo

Resumo

Este artigo investiga os referenciais teóricos que sustentam pesquisas brasileiras, publicadas entre 1997 e 2015, relativas à formação contínua de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Campo Conceitual Multiplicativo. Para sua realização, fizemos uma metassíntese qualitativa. A seleção de pesquisas ocorreu a partir do site do Banco de Teses da Capes, mediante uso de expressões relacionadas ao objetivo do estudo, obtendo, por meio de filtros, 27 pesquisas. Com este grupo, buscamos os referenciais teóricos mais citados pelas investigações: Shulman e Vergnaud. Foram encontradas nove pesquisas que utilizaram os dois referenciais teóricos, passando a ser este o corpus para a realização de uma metassíntese qualitativa. Os resultados indicam que há aspectos teóricos que não são abordados pelas investigações como: o modelo de raciocínio e ação de Shulman e o aprofundamento das situações-problema de Vergnaud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Pontifícia Universidade Federal da Grande Dourados
Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP(2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED.
Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutor em Matemática e aplicações pela Universidade de Rennes; Professor  Assistente Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e  da Fundação Santo André. Coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Referências

Alencar, E. S. (2016). Formação de professores sobre o Campo Conceitual Multiplicativo: referenciais teóricos em pesquisas. Tese de Doutorado, São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Brasil

André, M. D. (2002). Formação de professor no Brasil (1990-1998) (Serie Estado do Conhecimento 6ª ed.). Brasília: MEC/ Inep /Comped.

Banco de teses. (2016). Retirado em julho, 2016, de: http://www.bancodeteses.capes.gov.br

Brzezinski, I. (2006). Formação de profissionais da educação (1997-2002) (Vol. Série estado do conhecimento n.10). Brasilia: MEC/Inep/Comped.

Fiorentini, D. (2013). Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 8 (11), 61-82.

Maia, M.G. B. (2013) Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. Tese ( Doutorado em EducaçãoMatemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo.Brasil

Maranhão , M. C. S. A., & Manrique A. L. (2014). Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras Teorias: concepções sobre aprendizagem do professor. Revista Perspectivas da Educação Matemática. 7, Número Temático.

Martins, A. M. (2008) Uma metanálise qualitativa das dissertações sobre equações algébricas no ensino fundamental. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo.Brasil

Melo, M. V., & Fiorentini, D. (2008). A pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam matemática: diversidades teórico-metodológicas; desafios epistemológicos e a busca de identidade. EBRAPEM, Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática: Quais os próximos desafio em Educação Matemática.

Mendes, K. V., & Romanovski, J. P. (2006). Formação continuada de professores: os modelos com base na racionalidade técnica. Anais de evento Educere, pp. 2587-2595.

Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denomindas do tipo estado da arte em Educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.

Shulman, L. (1986). Those who understand : knowledge growth in teaching. Education Researcher, 15(2), 4-14.

Vergnaud, G. (1990). La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathematiques, 23(10), 133-170.

Vergnaud, G. (1997). Le Moniteur de Mathematique. Paris: Editions Nathan.

Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade. (Traduação de M. L. Moro) Curitiba: UFPR.

Publicado
2017-12-27
Como Citar
Alencar, E. S. de, & Almouloud, S. A. (2017). Metassíntese Qualitativa dos Referenciais Teóricos na Formação de Professores no Campo Multiplicativo. Zetetike, 25(3), 534-554. https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8647539
Seção
Artigo