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Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil
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Palavras-chave

Estado do conhecimento
Formador de professores de matemática
Formação de professores de matemática

Como Citar

COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 7–26, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647556. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de descrever e sistematizar o conhecimento produzido nas pesquisas defendidas de 2001 a 2012 que trazem resultados sobre o formador de professores de Matemática e foram desenvolvidas em programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino. A partir da leitura integral do texto das 30 investigações identificadas, foi feita uma análise qualitativa, que possibilitou agrupar esses estudos em duas temáticas. Os resultados indicam que as concepções e as práticas dos docentes da universidade que atuam na Licenciatura em Matemática têm implicações na formação dos futuros professores e que os saberes são constituídos e constitutivos da prática docente do formador, pois dominá-los, integrá-los e mobilizá-los são condições para que essa formação ocorra. Essas pesquisas não discriminaram os saberes específicos do formador, necessários à sua atividade profissional, nem indicaram em que medida se diferenciam dos saberes do professor que ele forma.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647556
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