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Gênese Instrumental do GeoGebra na formação de professores
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Palavras-chave

Gênese instrumental
Geometria dinâmica
Formação de professores
Educação matemática

Como Citar

BASSO, Marcus; NOTARE, Márcia Rodrigues. Gênese Instrumental do GeoGebra na formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 324–344, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647864. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647864. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade a distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8647864
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Referências

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