Banner Portal
Gênese Instrumental do GeoGebra na formação de professores
PDF

Palavras-chave

Gênese instrumental
Geometria dinâmica
Formação de professores
Educação matemática

Como Citar

BASSO, Marcus; NOTARE, Márcia Rodrigues. Gênese Instrumental do GeoGebra na formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 324–344, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647864. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647864. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade a distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8647864
PDF

Referências

Abboud-Blanchard, M., Vandebrouck, F. (2013). De l’anlyse d’usages des TICE à unbe articulation de cadres théoriques pour l’étude des pratiques enseignantes. In: Les technologies numériques pour lénseignement. Toulouse: OCTARÈS Editions.

Artigue, M. (2002). Learning mathematics in a CAS environment: the genesis of a reflection about instrumentation and dialectics between technical and conceptual work. International Journal of Computers for Mathematical Learning, Netherlands, (7), 245-274.

Bittar, M. A. (2011). A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, 27 (1), 157-171.

Bueno-Ravel, L., & Guedet, G. (2013). L’approche instrumentale des genèses d’usage: le cas des bases d’exercices en ligne. In: Les technologies numériques pour lénseignement. Toulouse: OCTARÈS Editions.

Haspekian, M. (2013). Enseigner avec un tableur: quelles genèses instrumentales? In: Les technologies numériques pour lénseignement: usages, dispositifs et genèses. Toulouse: OCTARÈS Editions.

Lagrange, J.B. (2013). Les technologies numériques pour lénseignement: usages, dispositifs et genèses. Toulouse: OCTARÈS Editions.

Ponte, J. P. (2006). Estudos de Caso em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, 19 (25), 105-132.

Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.

Trouche, L. (2004). Managing the complexity os human/machine interactions in computerized learning environment: guiding student’s command process through instrumental orchestrations. International Journal of Computers for Mathematical Learning, Netherlands, (9), 281-307.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.