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Atos de insubordinação criativa promovem a ética e a solidariedade na educação matemática
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Palavras-chave

Insubordinação criativa
Prática docente
Educação matemática
Formação de professores

Como Citar

LOPES, Celi Aparecida Espasandin; D’AMBROSIO, Beatriz Silva; CORRÊA, Solange Aparecida. Atos de insubordinação criativa promovem a ética e a solidariedade na educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 287–300, 2017. DOI: 10.20396/zet.v24i3.8648093. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648093. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo descreve-se parte da história de vida profissional de uma educadora matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, construída a partir de narrativa autobiográfica. Solange contou uma experiência sobre um projeto desenvolvido com seus alunos. Pela leitura de suas narrativas, identificou-se como o projeto sobre os brinquedos e os jogos resultantes de seus atos de insubordinação criativa promoveram a educação ética de seus alunos. Por meio de uma ação pedagógica pautada em questionamentos e problematizações, eles contemplaram questões de equidade social e compreensão dos direitos das crianças e as lutas da sociedade para assegurar o bem-estar de todas elas. Os estudantes propuseram e implementaram atividades dentro de seu contexto e seu nível cognitivo, revelando solidariedade para com os menos privilegiados do que eles e evidências de desenvolvimento ético e moral.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648093
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