A série The Alexander-Dewey Arithmetic: apropriações da educação progressiva

Palavras-chave: John Dewey. Georgia Alexander. Aritmética. EUA

Resumo

O presente artigo tem como foco a série The Alexander-Dewey arithmetic, escrita por Georgia Alexander, editada por John Dewey e publicada em 1921. Buscou-se identificar o contexto de produção da referida série, explorando conceitos como lugar social e recurso ao discurso autorizado, bem como elementos que a conectam com a educação progressiva e o pensamento de Dewey. A discussão apoiou-se em teóricos como Michel de Certeau e Roger Chartier. Além da própria série de aritmética, as principais fontes foram a correspondência de Dewey e revistas pedagógicas dos EUA. Entre as constatações, percebe-se que tanto o discurso veiculado pela série quanto a recepção pela crítica colocam em evidência o aspecto social, o recurso a situações reais e a criança enquanto autora de sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rafaela Silva Rabelo, Universidade de São Paulo
Pós-doutoranda em Educação, Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo.

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Publicado
2017-12-27
Como Citar
Rabelo, R. S. (2017). A série The Alexander-Dewey Arithmetic: apropriações da educação progressiva. Zetetike, 25(3), 388-404. https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648421
Seção
Artigo