Banner Portal
A série The Alexander-Dewey Arithmetic
PDF

Palavras-chave

John Dewey
Georgia Alexander
Aritmética
EUA

Como Citar

RABELO, Rafaela Silva. A série The Alexander-Dewey Arithmetic: apropriações da educação progressiva. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 388–404, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i3.8648421. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648421. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como foco a série The Alexander-Dewey arithmetic, escrita por Georgia Alexander, editada por John Dewey e publicada em 1921. Buscou-se identificar o contexto de produção da referida série, explorando conceitos como lugar social e recurso ao discurso autorizado, bem como elementos que a conectam com a educação progressiva e o pensamento de Dewey. A discussão apoiou-se em teóricos como Michel de Certeau e Roger Chartier. Além da própria série de aritmética, as principais fontes foram a correspondência de Dewey e revistas pedagógicas dos EUA. Entre as constatações, percebe-se que tanto o discurso veiculado pela série quanto a recepção pela crítica colocam em evidência o aspecto social, o recurso a situações reais e a criança enquanto autora de sua aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648421
PDF

Referências

Alexander, G. (1920). A new spelling book: grades three & four. New York: Longmans, Green and Company. Retirado em 01 de março, 2017, de https://archive.org/details/anewspellingboo01alexgoog

Alexander, G. (1921a). The Alexander-Dewey arithmetic: elementary book. New York: Logmans, Green and Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/alexanderdeweya00dewegoog

Alexander, G. (1921b) The Alexander-Dewey arithmetic: intermediate book. New York: Logmans, Green and Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/alexanderdeweya01dewegoog

Alexander, G. (1922). The Alexander-Dewey arithmetic: advanced book. New York: Logmans, Green and Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/alexanderdeweya02dewegoog

Burke, P. (2003). Hibridismo cultural. São Leopoldo, RS: Unisinos.

Chartier, R. (2007). Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: UNESP.

Chartier, R. (2002). Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP.

Certeau, M. (2012). História e psicanálise: entre ciência e ficção. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Cremin, L. A. (1964). The transformation of the school: progressivism in American education, 1876-1957. New Yor: Vintage Books.

Dewey, J. (1913). The school and society. Chicago: The University of Chicago Press. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/schoolsociety00deweiala

Dewey, J. (1915). Preface. In J. Dewey & E. Dewey. Schools of to-morrow. New York: E. P. Dutton & Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/schoolsoftomorro00dewe

Hickman, L. (Ed.). (1992). The correspondence of John Dewey, 1871-1952 (I-IV): electronic edition. Charlottesville: Intelex Corporation.

Labaree, D. F. (2005). Progressivism, schools and schools of education: an American romance. Paedagogica Historica, 41(1-2), 275-288.

Laisant, C. A. (1898). La mathématique: philosophie-enseignement. Paris: Georges Carré et C. Naud. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/lamathmatiqueph00laisgoog

Mclellan, J. A., & Dewey, J. (1895). The psychology of number and its application to methods of teaching arithmetic. New York: D. Appleton and Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/psychologynumbe02dewegoog

Rabelo, R. S. (2016). Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 285 p. Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15082016-154137/pt-br.php

Rabelo, R. S. (2014). John Dewey in mathematics textbooks: end of the 19th century and the early 20th century. Proceedings of the ICMT (pp. 389-394). Southampton: International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. Southampton. Retirado em 04 de março, 2017, de https://www.researchgate.net/publication/273430328_John_Dewey_in_mathematics_textbooks_End_of_the_19th_century_and_the_early_20th_century

Smith, D. E. (1902). The teaching of elementary mathematics. New York: The Macmillan Company. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de https://archive.org/details/teachingofelemen00smituoft

The Elementary School Journal. (1915). Educational writings, 16(1), 12-21. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/994441?seq=1#page_scan_tab_contents

The Elementary School Journal. (1921). Educational writings, 22(1), 67-77. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/993954?seq=1#page_scan_tab_contents

The Elementary School Journal. (1925). The Alexander-Dewey arithmetic, 25(7), s/p. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/995191?origin=JSTOR-pdf&seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1914). Book table, 80(12), 328-329. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42766114?seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1921a). Socialized dramatized arithmetic, 93(23), 647. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42830911?seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1921b). Who’s who and what they do, 94(8), 213. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42831253?seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1921c). A new kind of arithmetic, 94(12), 332-335. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42831342?seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1921d). Socialized arithmetic, 94(21), 582. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42835421?seq=1#page_scan_tab_contents

The Journal of Education. (1922). Socialized arithmetic, 96(14), 388-391. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42768776?seq=1#page_scan_tab_contents

The Mathematics Teacher. (1921). New books, 14(7), 411-412. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/27950369?seq=1#page_scan_tab_contents

Toledo, M. R. A.; Carvalho, M. M. C. (2013). A tradução de John Dewey publicada na coleção Biblioteca de Educação. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá: SBHE, 1-15.

Urban, J. W., & Wagoner Jr, J. L. (2014). American Education: a history (E-book). 5 ed. New York: Routledge.

Vert, E. J. (1911). Educational intelligence. The Journal of Education, 74(13), 359-363. Retirado em 27 de fevereiro, 2017, de http://www.jstor.org/stable/42821832?seq=1#page_scan_tab_contents

Winship, A. E. (1917). Indiana Association. The Journal of Education, 86(19), 513-514. Retirado em 21 de novembro, 2016, de http://www.jstor.org/stable/42829190?seq=1#page_scan_tab_contents

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.