Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática

Autores

  • Vanessa Moreira Crecci Universidade Estadual de Campinas
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8649175

Palavras-chave:

Educação - Editorial

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Moreira Crecci, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência como docente no ensino fundamental, no ensino superior e em projetos de formação continuada de professores. Atua como professora na Faculdade SESI-SP de Educação.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. 

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado).

Referências

Fiorentini, D. (1994). Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-graduação. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ferreira, A. C., Lopes, C. A. E., Fiorentini, D., Jaramillo, D., Melo, G. F. A., Carvalho, V. E & Santos-Wagner, V. M. (2000). Estado da arte e da pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam matemática: uma primeira aproximação. In: Livro de Resumos do I SIPEM. Serra Negra, SBEM, pp. 264-271.

Fiorentini, D., Nacarato, A. M., Ferreira, A. C., Lopes, C. S., Freitas, M. T. M., & Miskulin, R. G. S. (2002). Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, 36, 137-160.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B & Lima, R. C. R. (Org.). (2016) Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012.

Campinas: FE-Unicamp. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf.

Passos, C.L.B., Nacarato, A. M., Fiorentini, D., Miskulin, R.G.S., Grando, R. C., Megid, M. A. B., Freitas, M.T.M. & Melo, M. V. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma metanálise de estudos brasileiros. Quadrante (Lisboa), 15, 193-219.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Crecci, V. M., Nacarato, A. M., & Fiorentini, D. (2017). Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetike, 25(1), 1–6. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8649175

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>