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Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática
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Palavras-chave

PIBID-Matemática
Relação com o saber
Matriz 3x3
Formação em serviço

Como Citar

CARVALHO, Diego Fogaça; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 318–336, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649577. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos a ação docente de um supervisor do PIBID-Matemática, por meio de um instrumento de análise denominado Matriz 3x3. O instrumento permite categorizar as relações estabelecidas pelos professores com o saber, o ensinar e o aprender para qualquer conteúdo escolar. Os dados foram obtidos pela observação das aulas do supervisor para três turmas do sexto ano do ensino fundamental. Com base em comparações realizadas sobre a ação desse professor, antes e após uma intervenção feita pelo pesquisador no campo, observamos que essas ações mudaram: antes, suas aulas focavam mais o ensino, demonstrando maior interesse com sua conduta e a maneira como a exposição do conteúdo e manutenção da ordem eram realizadas; após a intervenção, elas passaram a focar mais a aprendizagem, possibilitando que os alunos fossem mais ativos durante esse processo, considerando suas percepções e soluções apresentadas sobre o conteúdo abordado.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8649577
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