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O ritual do toré como organizador prévio para o conceito de círculo
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores

Como Citar

SILVA, José Roberto da; SOUZA, Evilásio Clecio de; RUFINO, Maria Aparecida da Silva. O ritual do toré como organizador prévio para o conceito de círculo. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 75–93, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650471. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

As lutas dos indígenas brasileiros devem-se, em parte, à preservação das suas terras contra fazendeiros e políticos. No caso dos Pankará, a adversidade levou-os ao reconhecimento étnico, à manutenção do território e ao direito de vivenciarem as suas práticas culturais na escola. Este estudo recorre ao ritual sagrado do toré, visando produzir um material educativo como organizador prévio para o(a) educador(a) indígena negociar significados interculturais entre a sua própria cultura e o saber escolar institucionalizado. O objetivo do material produzido é aludir metaforicamente às idealizações geométricas de círculo e dos seus elementos com o saber não indígena, e com isso despertar cultural e cientificamente o interesse de crianças pankará pelo saber matemático.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650471
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