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Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter
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Palavras-chave

Etnomatemática
Educação Escolar Indígena
Paiter

Como Citar

SURUÍ, Adriano Pawah; LEITE, Kécio Gonçalves. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 94–112, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650870. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650870. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre saberes matemáticos do povo indígena Paiter, realizada na Terra Indígena Sete de Setembro, situada na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Fundamenta-se teoricamente em pressupostos da etnomatemática para refletir sobre a seguinte questão de pesquisa: Quais são os conhecimentos matemáticos do povo Paiter relacionados a contagem, medidas e geometria? A produção de dados baseou-se em observações de atividades tradicionais e entrevistas com membros mais velhos de quatro aldeias do povo Paiter. Os principais resultados referem-se a termos numéricos e qualificadores geométricos, que foram registrados na língua paiter e em português, criando-se uma frase de contextualização. Os resultados fornecem subsídios para elaboração de novos materiais didáticos, na direção da construção de uma escola intercultural, que contemple os saberes e fazeres do povo Paiter, incluindo-se seus saberes e fazeres matemáticos.
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650870
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