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Percurso formativo de professores que ensinam matemática em escolas indígenas do Acre
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Palavras-chave

Educação escolar indígena
Formação docente
Educação matemática
Interculturalidade

Como Citar

SILVA, Mara Ryeklma da Costa; SOUZA, Edcarlos Miranda de; SILVA, Itamar Miranda da. Percurso formativo de professores que ensinam matemática em escolas indígenas do Acre. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 185–205, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650889. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650889. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Frente à significância da educação escolar indígena no Acre, desenvolveu-se o presente trabalho que aborda os panoramas histórico, nacional e estadual, nos quais que se estabeleceu este modelo de ensino. Por meio de revisão bibliográfica, a qual considerou documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, objetivou-se a compreensão sobre o processo de solidificação de uma educação intercultural e diferenciada, apresentando reflexões que emergiram da experiência na participação do processo formativo de professores indígenas que ensinam matemática. Durante a experiência buscou-se respaldo na Antropologia, ampliando a compreensão quanto aos cuidados que o pesquisador/educador precisa tomar ao adotar práticas educacionais. Os resultados mostraram que trabalhar segundo o olhar do indígena, aproxima conteúdos matemático-acadêmicos ao cotidiano de comunidades, valorizando práticas culturais aliadas à compreensão da matemática como ciência.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650889
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