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Uma análise do projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT
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Palavras-chave

Currículo
Formação de professores em serviço
Mestrado profissional

Como Citar

CALDATTO, M. E.; FIORENTINI, D.; PAVANELLO, R. M. Uma análise do projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 260–281, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8651034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651034. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Este estudo visa analisar e discutir o projeto acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), destacando, sobretudo, a natureza dos conhecimentos formativos que são priorizados por essa política pública de desenvolvimento docente. Tendo por base a teorização de Gimeno Sacristán, esse projeto foi considerado neste artigo o currículo oficial desse programa, que foi analisado a partir de uma perspectiva curricular crítica e de pesquisas que investigam o “conhecimento especializado do professor de matemática”. As análises evidenciaram que esse programa de pós-graduação privilegia a disseminação de códigos e conhecimentos vinculados fortemente à prática do matemático profissional, ao mesmo tempo que não aborda conhecimentos referidos pela literatura especializada como sendo fundamentais para a prática do professor que ensina matemática na educação básica.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651034
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